-
Arquitetos: Proyecto Cafeína; Proyecto Cafeína
- Área: 335 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Patrick Lopez
-
Fabricantes: Cemex, Ternium, Tosepan
Descrição enviada pela equipe de projeto. Viajar é uma experiência emocionante. Um momento na vida na qual você pode relaxar e se permitir novas descobertas. A intenção do projeto foi maximizar a experiência da viagem e descobrimentos.
Deixando a comodidade da rotina de lado, pretendemos transportar os usuários a uma nova dimensão num lugar que dialoga com o exuberante contexto natural e coloca o usuário num estado de ânimo totalmente novo.
O albergue está situado num complexo eco-turístico da comunidade indígena Nahuatl Tosepankali. Uma cooperativa que busca aumentar a qualidade de vida de seus membros, mantendo sua identidade cultural e preservando seus recursos. Por esta razão, selecionamos materiais locais como o bambu, pedra e o bahareque (material utilizado na construção de casas composto por cana ou varas entrelaçadas e unidas com uma mistura de terra molhada e palha).
O projeto se integra com a topografia acidentada do terreno de uma maneira livre e lúdica. Ao mesmo tempo busca recuperar a tipologia da arquitetura vernácula e de materiais locais. O volume emerge da terra convidando a vegetação para o invadir e juntos se transformarem num elemento único da paisagem.